Agência Panafricana de Notícias

Tunísia finaliza estratégia de luta contra terrorismo

Túnis, Tunísia (PANA) - A Comissão de Luta contra o Terrorismo e Extremismo (CLTE) na Tunísia está a ultimar a elaboração da estratégia nacional contra o terrorismo e o extremismo, revelou diante do Parlamento um alto responsável do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.

Segundo Hakim Ben Soltane, que falava numa sessão parlamentar consagrada à questão, a Comissão está atualmente a concluir a fase final da estratégia, que deverá estar pronta até meados de agosto próximo.

A estratégia baseia-se em quatro princípios fundamentais, descritos como prevenção, proteção, acompanhamento e reação, disse, observando que ela é aplicável a longo prazo, entre 5 e 10 anos, com uma avaliação semestral.

A CLTE é composta por representantes da Administração Geral de Informações, da Administração de Investigação, da Unidade Nacional de Luta contra o Terrorismo, da Comissão Tunisina de Análise Financeira, das Alfândegas e juízes especializados de investigação sobre o terrorismo.

Figuram também entre os seus membros o decano dos juízes de investigação, o primeiro juiz de investigação encarregado das questões de terrorismo, bem como representantes do Ministério da Defesa e da Administração Geral Penitenciária.

-0- PANA AD/IN/DIM/IZ 08julho2015