Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e Turquia juntas para reforço da cooperação bilateral e com países africanos

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e a Turquia decidiram trabalhar juntas para o reforço das relações bilaterais e com os países africanos, instaurando um roteiro e formando uma equipa de trabalho para o respeito, anunciou segunda-feira, Túnis, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mouloud Chaouch Oglu.

Falando à margem duma sessão de trabalho com o seu homólogo tunisino, Khaemnes Jhinaoui, Oglu disse ter examinado com o seu interlocutor a necessidade de reforçarem as relações entre os dois países a todos os níveis, nomeadamente económico.

O chefe da diplomacia turca acrescentou que a Turquia dá um grande interesse às suas relações com a Tunísia.

A Turquia, segundo Oglu, deseja que as trocas comerciais entre os dois países sejam equilibradas graças a novos investimentos.

Indicou que as duas partes trabalham para reforçar a sua cooperação no domínio da defesa e das relações culturais.

Sobre a situação no Médio Oriente, o diplomata turco afirmou que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahou, perdeu o seu controlo depois de ter perdido a esperança de ver a Síria dividida.

Acrescentou que Natanyahou apoia, há alguns tempos, uma organização terrorista ativa no interior da Síria.

Relativamente ao assassinato do jornalista saudita, Jamal Khashouggi, no Consulado saudita em Istanbul, Oglu indicou que inquéritos na Turquia continuam normalmente e de maneira aprofundada.

Frisou que o seu país partilha dados sobre o caso com outros países membros das Nações Unidas.

-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 26dez2018