Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e Gabão querem reforçar cooperação em vários domínios

Túnis, Tunísia (PANA) – A abertura duma linha aérea entre Túnis e Libreville, a supressão dos vistos entre a Tunísia e o Gabão e a abertura de embaixadas nas respetivas capitais estiveram no centro de discussões, segunda-feira, na capital tunisina, entre delegações dos dois países.

As duas delegações foram chefiadas pelo ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Mongi Hamdi, e pelo seu homólogo gabonês, Emmanuel Ngondet.

Na ocasião, o chefe da diplomacia tunisina afirmou que o seu país, na sua nova estratégia, orienta-se para os mercados africanos, sublinhando que o Gabão registou, nos últimos anos, um crescimento económico sensível.

Por sua vez, o ministro gabonês dos Negócios Estrangeiros indicou que os dois países possuem numerosas oportunidades que lhes permitem reforçar a sua parceria, nomeadamente nos domínios económico, comercial, cultural, do transporte, da educação e da saúde.

O chefe da diplomacia gabonesa afirmou o desejo do seu país de atrair os investidores tunsinos e de beneficiar da experiência da Tunísia em matéria de saúde.

-0- PANA AD/IN/BEH/IBA/FK/IZ 03junho2014