Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e França empatam em jogo amigável

Radès- Tunísia (PANA) -- As seleções tunisina e francesa de futebol empataram por 1-1 (1-0), em jogo amistoso disputado domingo à noite, em Radès, perto da capital tunisian, Túnis, diante de 60 mil espetadores.
A partida serviu de preparação para o Mundial de 2010, para a equipa gaulesa, e para as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2012, para os "Águias de Cartago" da Tunísia.
Com uma vantagem inicial de um golo marcado por Issam Jemaa, os Tunisinos conseguiram preservar esta superioridade ao longo do primeiro tempo, graças a uma boa organização táctica, antes de ceder, no segundo período.
A segunda metade do jogo foi nitidamente dominada pelos Franceses que conseguiram empatar por intermédio de Gallas, a partir duma bola parada que o defesa francês recuperou com sucesso de cabeça.
Os Águias de Cartago, que se mostraram mais ofensivos desde o início do jogo, dominaram os Franceses no sexto minuto graças a Issam Jemaa, na conclusão dum passe decisivo de Ben Khalfallah para a segunda trave da baliza adversária.
Os Tunisinos falharam, porém, uma excelente ocasião de inscrever um segundo golo dois minutos mais tarde.
Servido no limite de fora de jogo por Darragi, Issam Jemaa dominou a defesa adverária mas serviu mal Khalfallah que estava bem posicionado para a conclusão.
Solidária e bem agrupada, a equipa tunisina controlou os Franceses, privados de espaços e contrariados pelo rigoroso dispositivo instaurado pelo selecionador interino Sami Trabelsi.
Foi preciso esperar o primeiro quarto de hora para ver Ribéry assustar a retaguarda tunisina com um remate.
Mas a verdadeira ameaça vinha da linha de ataque tunisina donde Ben Khalfallah, quase que realizou uma linda proeza, aos 16 minutos, depois de ter contornado a vigilância de toda a defesa adversária, sem no entanto acertar no alvo.
Os Franceses monopolizavam as vezes a posse da bola, mas confrontados com uma rigorosa defesa tunisina.
A Tunísia, determinada, solidária e mais realista, manteve a vitória até ao intervalo garantindo assim uma vantagem estreita mas bem preciosa face a uma equipa de França dominadora mas incapaz de criar oportunidades de golo.
Na retomada, os Franceses esforçavam-se por restabelecer o resultado, mas embatiam sempre num compacto bloco tunisino.
Incapazes de desbloquear a situação numa ação coletiva, os Franceses empataram aos 62 minutos, num remate livre.
William Gallas aproveitou uma saída infeliz do guarda-redes Hamdi Kasraoui, para inscrever o seu golo.
Se a equipa tunisina resolvia a sua tarefa defensiva, fechando todas as zonas e reduzindo o perigo do adversário, a linha de ataque mostrava-se bem discreta, apesar dos reforços feitos no segundo período.
O resultado manteve-se até ao fim, com as duas seleções empatadas por 1-1, o mesmo que sancionou o seu jogo em Agosto de 2002, também no Estádio de Radès.
A Tunísia realiza assim um bom empate face a um equipa qualificada para o Mundial mas ainda na busca da sua eficácia e reconciliação com o seu público depois da dupla decepção da eliminação do Mundial e da má prestação no Campeonato Africano das Nações de 2010, bom presságio para as eliminatórias do CAN de 2012 e o primeiro jogo previsto a 1 de Julho face ao Botswana.