Agência Panafricana de Notícias

Tunísia desmente receber pedido turco para facilitar suas operações militares na Líbia

Tunísia, Tunísia (PANA) - A Presidência tunisina nega informações de alguns meios de comunicação e das redes sociais de que o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan terá pedido ao seu homólogo tunisino, Kaïs Saïed, para utilizarem o espaço aéreo e marítimo tunisino para uma intervenção militar na Líbia.

Num comunicado publicado terça-feira, sob a forma dum esclarecimento, a mesma fonte descreveu etsas informações como sendo "rumores sem qualquer fundamento", que "visam prejudicar as relações da Tunísia com países irmãos e amigos."

"A questão não foi levantada pelo Presidente turco ou tunisino e não é sequer um tema de discussão", lê-se na nesta nota, repercutida pelo chefe de gabinete do Presidente Saied.

Segundo este último, "o Presidente Kaïs Saied é um homem de princípios e as suas posições são claras: ele está ligado à soberania da Tunísia e não tem qualquer intenção de a envolver em alianças".

Estas reações seguem-se a uma declaração feita no canal Skynews pelo conselheiro da comunicação da Presidência, Rachida Enneifer, segundo a qual o Presidente Erdogan terá formulado um tal pedido durante uma recente visita sua à Tunísia, mas o seu homólogo tunisino terá negado.

-0- PANA BB/DIM/DD 08jan2020