Agência Panafricana de Notícias

Tunísia defende conjugação de esforços regionais no combate ao terrorismo

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisina, Beji Caid Essebsi, defende a conjugação dos esforços dos países da região com vista a uma estratégia comum que permita lutar eficazmente contra o fenómeno do terrorismo, afirmando que nenhum Estado está isento deste flagelo que ameaça o mundo.

Em entrevista quarta-feira à televisão jordana em Ammam, na Jordânia, Essebsi frisou que, antes, o seu país não tinha nada a ver com o terrorismo, mas que, hoje, o seu papel se tornou central.

Sublinhou que a disponibilidade da Tunísia, nos planos de segurança e militar, não é suficiente, o que, a seu ver, necessita do reforço da cooperação neste domínio com essencialmente os seus vizinhos, mas também a nível árabe, regional e internacional.

Afirmou que a luta contra o terrorismo e o extremismo dizem respeito não só aos aspetos de segurança e militar, mas sobretudo aos aspetos político e social, nomeadamente a pobreza e o desemprego.

Também deve dar às regiões marginalizadas o seu direito ao desenvolvimento, acrescentou o estadista tunisino, sublinhando que a marginalização encoraja jovens a juntarem-se a grupos extremistas.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 23out2015