Agência Panafricana de Notícias

Tunísia beneficia de $ cinco milhões para combater sida, tuberculose e malária

Tunis, Tunísia (PANA) - O Fundo mundial de luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária atribuiu à Tunísia uma subvenção de cinco milhões de dólares, anunciou o ministro tunisino da Saúde, Abderraouf Cherif.

Cherif fez este anúncio na margem do Simpósio Internacional da região da África do norte e o Médio Oriente (MENA) sobre a sida, a tuberculose e a malária que ocorre pela quarta vez na Tunísia.

Não há perigo para a Tunísia no que diz respeito à malária, tranquilizou o governante, acrescentando que "o objetivo mais importante, hoje, é a erradicação da sida nos próximos cinco anos".

Cerca de 120 novos casos seropositivos são registados anualmente na Tunísia, incluindo 50 porcento na província da Grande Tunísia, assinala-se.

De acordo com o Programa Comum das Nações Unidas sobre VIH/Sida (ONUSIDA), o número de pessoas com a patologia estima-se na Tunísia em dois mil 900 pacientes.

No que diz respeito à tuberculose, a taxa passou de 100 mil pacientes para quatro milhões de habitantes em 1970 para dois mil 145 casos em 2017.

O financiamento foi disponibilizado no quadro de um acordo assinado quinta-feira em Túnis entre o Governo tunisino e o Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária, refere-se.

-0- PANA YY/IN/DIM/DD 30nov2018