Agência Panafricana de Notícias

TunisAir despede 1200 trabalhadores em três anos

Túnis, Tunísia (PANA) – A companhia aérea tunisina  TunisAir decidiu despedir mil e 200 trabalhadores em três anos,  à razão de 400 por ano, a partir de janeiro de 2020, anunciou quinta-feira o presidente diretor-geral (PDG) da transportadora, Elyès Mnakbi.

A medida inscreve-se no quadro de um plano de reformas destinado a ultrapassar as dificuldades financeiras com que a empresa está confrontada, precisou Mnakbi, confirmando os atrasos registados nos voos devido “a meios limitados em termos de frota”. 

A crise económica com que a Tunísia está confrontada afetou as maiores empresas públicas do país, das quais a companhia aérea, desde a Revolução de 2011.

A TunisAir perdeu, nos últimos oito anos elevadas receitas e enfrenta atualmente problemas técnicos e logísticos, sem contar a perda do mercado líbio que representava quase um quarto das atividades comerciais da empresa, elevando o défice financeiro em 2017 para quase 165 milhões de dinares tunisinos.

Este défice financeiro deveu-se, segundo fontes oficiais, à pletora de pessoal que provocou o aumento dos encargos salariais, na sequência de nomeações anárquicas e recrutamentos em massa efetuados pela companhia em três anos, durante a governação da Troica dirigida pelo Movimento Islâmico-Conservador Ennahda.

Face a esta situação, vários peritos defenderam a venda da companhia aérea a fim de ela tornar-se competititva, provocando inquietações pela privatização da TunisAir e pelo despedimento de vários  milhares de trabalhadores com consequências sociais trágicas.

A principal central sindical do país, a União Geral Tunisina do Trabalho, rejeitou, por várias vezes, a privatização e o despedimento nas empresas públicas.

Enquanto a companhia projeta conquistar o mercado africano e abrir o seu espaço aéreo às companhias europeias, várias organizações políticas e sindicais exprimiram a sua rejeição ao acordo sobre o céu aberto que elas consideram “como um plano metódico para vender a companhia”.

-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 29nov2019