Agência Panafricana de Notícias

Túnis obtém crédito saudita de 500 milhões de dólares

Túnis, Tunísia (PANA) - A Arábia Saudita concedeu um crédito de 500 milhões de dólares à Tunísia em “condições preferenciais”, anunciou, quarta-feira, o Ministério tunisino das Finanças.

Num comunicado, a mesma fonte indica que um acordo foi assinado para o efeito pelo ministro das Finanças, Ridha Chalghoum, e pelo seu homólogo saudita, Mohamed Jadâane, durante a passagem de uma delegação tunisina por Riade, de 12 a 14 de janeiro corrente, centrada no reforço da cooperação bilateral na área financeira e económica.

Na ocasião, o responsável tunisino manteve encontro igualmente com o ministro do Comércio e Investimento saudita, Majed Al Kasbi, com quem passou em revista “os meios de reforço dos investimentos sauditas na Tunísia”.

Por outro lado, manteve encontro com o vice-presidente do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, Youssef Bassam, e outros responsáveis do Fundo, para analisar os mecanismos de financiamento do desenvolvimento fornecidos pela instituição à Tunísia.

Estes encontros surgem na sequência da visita efetuada à Tunísia, em finais de novembro último, pelo príncipe herdeiro saudita, Mohamed Ben Salmane, e a do chefe do Governo tunisino, Youssef Chahed, em meados de dezembro, à Arábia Saudita.

-0- PANA BB/BEH/CJB/IZ 16jan2019