Agência Panafricana de Notícias

Tsivangirai contesta vitória de Mugabe em tribunal

Harare, Zimbabwe (PANA) - O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, intentou uma ação judicial no Tribunal Constituicional para a anulação das eleições presidenciais de quarta-feira passada, ganhas pelo Presidente Robert Mugabe.

Tsvangirai, do Movimento para a Mudança Democrática (MDC-T), apresentou sexta-feira ao tribunal documentos que atestam alegadas irregularidades nos cadernos eleitorais, bem como fraudes cometidas pela ZANU-PF do Presidente Mugabe.

O principal líder da oposição alega que o Presidente Mugabe subornou eleitores com alimentos e equipamentos domésticos, o que é uma violação das leis eleitorais, de acordo com relatos da imprensa local.

O tribunal deverá tomar uma decisão final sobre o assunto dentro de 14 dias, de acordo com a nova Constituição do país.

Até o tribunal decidir sobre a petição, o Presidente Mugabe, de 89 anos, não pode ser empossado para um novo mandato de cinco anos.

A Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC) indicou que o Presidente Mugabe, no poder desde a independência do seu país em 1980, venceu as eleições presidenciais com 61 porcento, contra 33 porcento para Tsvangirai.

O partido do Presidente Mugabe também ganhou 158 dos 210 assentos no Parlamento.

-0- PANA SEG/TON 10Agosto2013