Agência Panafricana de Notícias

Tshisekedi pondera decisão sobre comuna rural de Minembwe (leste congolês)

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Presidente congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, decidiu quinta-feira, suspender todas as medidas punitivas tomadas contra a controversa comuna Minembwe, na província de Kivu-Norte (leste).

"Para mim, a salvação do povo é a lei suprema. Não posso deixar o meu povo em perigo. Decidi cancelar o que foi feito até agora para Minembwe", disse Tshisekedi durante uma conferência de imprensa, no final da sua estadia em Goma, capital da província de Kivu-Norte (leste).

O chefe do Estado anunciou a criação de uma comissão de peritos científicos, não originários, incumbidos de redefinir todos os limites do território, com o apoio do povo autóctone.

Entretanto, o Presidente congolês advertiu de qualquer campanha de manipulação da população.

Em 1998, rebeldes da Coligação Congolesa para a Democracia (RCD), então liderado por Azarias Ruberwa (de origem rwandesa), "fabricam" Minembwe, como um território independente.

O não reconhecimento desta parcela territorial foi fonte de tensão entre diferentes componentes do então Governo congolês de Transição, no início do ano de 2006.

Em setembro de 2020, Minembwe obteve o estatuto de comuna rural no território de Fizi (Kivu-Norte) em condições ilícitas, sem o respeito pelo procedimento, a fim de permitir ao Rwanda criar um corredor económico, suscetível de lhe permitir saquear minerais da RD Congo e transformá-los no seu território.

Porém, os Congoleses levantaram-se para denunciar a criação desta comuna rural.

A 8 de outobro de 2020, este processo de criação da comuna rural foi finalmente anulado por Tshisekedi, numa declaração solene.

Em relação às operações de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração Comunitária (DDRC) de ex-combatentes, o estadista congolês afirmou estar a prestar-lhes especial atenção. 

Indicou ter obtido um financiamento de 50 milhões de dólares americanos, para o efeito.

A este respeito, o Presidente da República anunciou a nomeação, brevemente, de um coordenador do programa da DDRC.

-0- PANA KON/IS/DIM/DD 09outubro2020