Agência Panafricana de Notícias

Tropas rwandesas juntam-se à força da paz na República Centroafricana

Kigali, Rwanda (PANA) - Cerca de 800 soldados rwandeses juntam-se, a partir desta quinta-feira, ao efetivo das tropas de manutenção da paz da União Africana na República Centroafricana (MISCA), declarou quarta-feira o porta-voz do Exército rwandês, brigadeiro Joseph Nzabamwita.

"O batalhão de 800 homens, a ser desdobrado na República Centroafricana (RCA), está já formado, motivado e equipado", acrescentou o general Nzabamwita, confirmando que a partida do contingente rwandês terá lugar quinta-feira.

As tropas da MISCA vão colaborar estreitamente com cerca de mil e 600 soldados franceses já desdobrados no terreno, sob o mandato da Organização das Nações Unidas (ONU), disse.

Vão assim garantir operações de manutenção da paz neste país da África Central abalado pelo ciclo da violência e da vingança, simbolizado por confrontos entre cristãos e muçulmanos há mais de três meses, fazendo mais de mil e 500 mortos, segundo as organizações humanitárias no local, acrescentou o general.

O Rwanda já contribuiu no passado para a manutenção da paz em diferentes países africanos, nomeadamente em Darfur (oeste do Sudão), na Libéria, no Sudão do Sul e na Côte d´Ivoire, indica-se.

-0- PANA TWA/SSB/MAR/DD 15janeiro2014