Agência Panafricana de Notícias

Tropas quenianas matam 57 rebeldes somalís de Al-Shabaab

Nairobi, Quénia (PANA) – Soldados pertencentes às Forças de Defesa do Quénia (KDF) mataram 57 rebeldes Al-Shabaab durante uma operação em Subow, no centro da Somália.

As forças de Defesa do Quénia declararam, num comunicado, que o ataque fez igualmente vários feridos entre os insurretos.

Os soldados da KDF operam na Somália sob a bandeira da Missão de Manutenção da Paz da União Africana na Somália (AMISOM).

Na sequência do engajamento, cinco técnicas foram destruídas entre outras armas, indica a nota da KDF, precisando tratar-se de pick-ups equipados de grandes canhões.

O Quénia enviou as suas tropas em 2011 para a Somália depois de os rebeldes somalís atacarem o Quénia e, em alguns casos, raptando civis desarmados.

Os rebeldes somalís fizeram recentemente ameaças contra soldados quenianos ao atacar os seus quartéis, onde várias vidas foram perdidas.

Num dos últimos confrontos com os rebeldes somalís, os soldados das KDF atacaram unidades de Al-Shabaab a 27 de janeiro último, na sequência dum ataque contra o seu quartel na cidade de Kulbiyow, na província de Jubba, na Somália.

Os soldados KDF conseguiram repelir os agressores durante o ataque perpetrado à madrugada.

-0- PANA DJ/VAO/MTA/BEH/FK/IZ 3março2017