Agência Panafricana de Notícias

Trocas comerciais entre Líbia e Alemanha aumentam 16 por cento em 2019

Trípoli, Líbia (PANA)  - O volume das trocas comerciais entre a Líbia e a Alemanha aumentou 16 por cento durante o ano de 2019, para atingir quatro biliões 400 milhões de euros, de acordo com um comunicado da Embaixada da Alemanha na Líbia publicado segunda-feira em Tripoli.

Estas trocas dizem respeito essencialmente a hidrocarbonetos e a produtos industrializados importados para a Líbia, como  carros, aparelhos eletrodomésticos e outros produtos acabados consumíveis.

De acordo com a nota, a Alemanha forneceu mais de 280 milhões de euros de ajuda à Líbia desde 2015.

A Alemanha faz parte dos “leais apoiantes do processo político líbio liderado pelas Nações Unidas”  e também coopera totalmente com  instituições líbias e a sociedade civil a todos os níveis em prol da unidade  política, da estabilidade institucional e da promoção económica da Líbia, lê-se no mesmo documento.

A Alemanha também disponibilizou mais de 70 milhões de euros, desde 2015, para apoiar primeiros socorros de saúde e emergências, financiar campanhas de vacinação para  crianças, apoiar pessoas deslocadas e reforçar a proteção dos refugiados, enquanto maior doadora humanitária bilateral na Líbia, precisou a mesma fonte.

A missão diplomática insistiu nos esforços envidados pelo seu país para garantir a estabilidade na Líbia, com base num quadro favorável a uma solução política, encorajar a reconciliação, apoiar as instituições e promover a descentralização e a governação local.

Enquanto maior contribuinte para o Programa das Nações para o Apoio à Estabilidade na Líbia, a Alemanha financiou, segundo o comunicado, projetos de estabilização no valor de mais de 80 milhões de euros, desde 2015.

« A Alemanha também facilitou oportunidades de cooperação económica e comercial entre os dois países ao reunir decisores políticos e empresários e ao concluir Diálogos sobre as Políticas Económicas, Energéticas e de Desenvolvimento Profissional”, acrescentou o documento.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 30junho2020