Agência Panafricana de Notícias

Troca de 120 reclusos entre cidades líbias de Zenten e de Kikla

Tripoli, Líbia (PANA) - As cidades de Zenten e Kikla (sudoeste) trocaram esta segunda-feira, na zona de Al-Asabaa (120 quilómetros a sudoeste de Tripoli), 120 reclusos das partes, graças às mediações dos líderes e sobas da localidade.

A operação de troca envolveu a libertação de 120 prisioneiros dos dois lados, dos quais 66 de Kikla e 54 outros de Zenten, indicou o conselheiro jurídico da Direção de Segurança de Al-Assbaa, Helmi Abou Alleg.

Abou Allag sublinhou que esforços continuam para trabalhar num cessar-fogo entre "os filhos duma nação", tentando conciliar em apoio ao diálogo nacional e à reconciliação nacional.

A localidade de Djebel Nafoussa, sudoeste de Tripoli, foi palco, em outubro último, de violentos confrontos entre "Fajr Libya", uma coligação de grupos armados dos quais os islamitas e cujas tropas estão posicionadas na cidade de Kikla, por um lado, e as forças leais ao Exército e outros grupos armados de Zenten, por outro.

Durante esses confrontos, dezenas de pessoas foram detidas em várias localidades de Djebal, dezenas de outras mortas e feridas.

Em meados de janeiro último, uma primeira operação de troca de reclusos entre as duas cidades ocorreu com a troca de prisioneiros de Misrata (220 quilómetros a leste de Tripoli) contra três de Zenten.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/IZ 02fev2015