Agência Panafricana de Notícias

Tripoli e cidades do oeste da Líbia confrontadas com penúria de combustível

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma penúria de combustível afeta a cidade capital líbia, Tripoli, e as cidades ocidentais do país há já uma semana devido a uma greve dos transportadores que exigem um aumento dos custos de transporte.

A empresa Brega de comercialização do petróleo indicou terça-feira última ter intervindo para acabar com a greve coordenando várias reuniões no Ministério da Economia na presença do vice-ministro da Economia e de companhias de navios-cisternas bem como das empresas de distribuição.

Revelou que um acordo foi concluído com as companhias petroleiras para se pôr fim à greve.

Por sua parte, um chefe da célula de crise do petróleo e do gás, na sociedade Brega Milad al-Hajarsi indicou que longas bichas perante bombas de gasolina vão terminar nas próximas 24 horas com a abertura, 24 horas sobre 24, de sete novas bombas na cidade capital para dar um basta à crise.

A empresa Brega de petróleo exortou os ministérios da Defesa e do Interior a intervirem imediatamente para garantir a proteção dos camiões de combustível, do armazém de Misrata até ao armazém de Sebha de óleo, respetivamente a 220 e 800 quilómetros a leste e sul de Tripoli, para que possam fornecer hidrocarbonetos nas regiões do sul.

-0- PANA BY/DIM/DD 24jan2018