Agência Panafricana de Notícias

Tribunal solta 22 estudantes da Universidade de Dakar em benefício de dúvida

Dakar, Senegal (PANA) - O Tribunal dos Flagrantes Delitos de Dakar pronunciou quarta-feira a libertação em benefício da dúvida dos 22 estudantes da Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD) cujo julgamento arrancou na véspera.

O juiz constatou uma ausência de prova contra os estudante e exigiu que fossem libertados.

Estes estudantes estavam detidos desde sexta-feira passada, acusados de destruição de bens públicos, participação em manifestações não autorizada, violência e vias de factos.

Eles foram detidos durante violentos confrontos com as forças da ordem no campus da UCAD.

"O direito foi dito e bem dito. O Senegal é um Estado de direitos. Quando se acusa algo a alguém é preciso apresentar provas", declarou Mouhamadou Moustapha Dieng, um dos 15 advogados do pool constituído para defender os estudantes.

Ele considerou que, ao libertar os estudantes, o tribunal deu um veredito apaziguador, revelando que todas as disposições foram tomadas para que saíssem da prisão a partir de quarta-feira.

Na sua defesa, o procurador requereu uma pena de três meses firmes para 20 estudantes e pediu a libertação de dois deles.

Os estudantes manifestavam-se para reclamar pelo pagamento das suas bolsas, pelo acesso ao mestrado para todos e a partida das forças da ordem do campus pedagógico.

-0- PANA KARL/AAS/MAR/IZ 29maio2014