Agência Panafricana de Notícias

Tribunal rejeita recurso de anulação de acusações contra ex-MNE burkinabe

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Justiça Militar do Burkina Faso rejeitou sexta-feira o recurso de anulação das acusações contra o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Djibril Bassolé, encarcerado no quadro dos inquéritos sobre o golpe de Estado frustrado de setembro último, soube-se sábado de fonte judicial.

Acusado de ter mantido conversas telefónicas com o presidente da Assembleia Nacional da Côte d’Ivoire, Guillaume Soro, sobre a conduta a manter para o êxito do golpe de Estado, o general da Gendarmaria, Djibril Bassolé, foi encarcerado em Ouagadougou.

Considerando ilegais estas escutas telefónicas, os seus advogados tinham interposto um recurso na Câmara de Controlo do Tribubnal Militar para retirar esta peça do processo, visto que a sua autencidade não ficou provada.

Em declarações formuladas na imprensa, os advogados de Bassolé dizem estar a preparar um recurso de cassação após a recusa da Câmara de Controlo.

A Justiça burkinabe emitiu um mandado de captura internacional contra Soro antes de renunciar e de pedir à Côte d’Ivoire para intentar ações judiciais contra ele.

Segundo o Tribunal, 75 pessoas das quais 50 em detenção preventiva, oito não presas e 17 em liberdade provisória foram inculpadas no processo de golpe de Estado frustrado de 16 de setembro último.

O comissário do Governo, Aliouna Zanré, tranquilizou que o processo será concluído até ao fim do ano de 2016.

-0- PANA NDT/IS/ SOC/FK/IZ 26junho2016