Agência Panafricana de Notícias

Tribunal mantém suspensão de rádio comunitária no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - Um tribunal rwandês manteve a suspensão infligida a uma estação de rádio comunitária por difusão de "declarações odiosas contra as mulheres".

Uma fonte judicial revelou, quinta-feira, que o tribunal intermediário de Nyarugenge, em Kigali, rejeitou duas queixas depositadas por Amazing Grace FM, uma rádio comunitária cristã, contra a Comissão da Imprensa Rwandesa (RMC) e a Rwanda Utility Regulatory Authority (RURA), a agência reguladora do setor, devido ao encerramento da estação radiofónica.

O juiz presidente considerou que as queixas contra os dois órgãos estatais eram sem fundamento na ausência de provas provindas de terceiros.

O proprietário da Amazing Grace Rádio, o pastor Gregory Ryan Schoff, processou a RMC, em maio deste ano, pela suspensão da estação de rádio por ter divulgado, a 29 de janeiro deste ano, uma pregação do pastor Nicholas Niyibikora a descrever as mulheres "como perigosas criaturas do diabo, que vão contra os planos do Senhor".

A direção da estação assegurou não ter conhecido o passado do pastor atualmente em fuga, enquanto Schoof, um evangelista americano, afirma não tolerar que se denigra as mulheres.

Depois deste incidente, a RMC escreveu à RURA a pedir autorização para encerrar a rádio durante pelo menos três anos.

-0- PANA TWA/MA/NFB/BEH/IS/SOC/MAR/IZ 11out2018