Agência Panafricana de Notícias

Tribunal de Dakar rejeita pedido de extradição de Hissène Habré para Bélgica

Dakar, Senegal (PANA) - O Tribunal de Apelação de Dakar rejeitou quarta-feira à noite o pedido de extradição para a Bélgica do antigo Presidente tchadiano, Hissène Habré, que vive exilado no Senegal desde a sua destituição em 1990.

Para justificar a sua rejeição do pedido de extradição de Habré, acusado de crimes contra a humanidade, o Tribunal de Apelação alega vício de forma.

Ao reagir à decisão do Tribunal de Apelação, um dos advogados de Habré, Demba Ciré Bathily, defendeu que "os Ocidentais devem cessar as pressões que eles estão a exercer sobre África".

"A Bélgica deve cessar as suas pressões sobre as autoridades senegalesas e é irrespeitoso, da sua parte, enviar às autoridades administrativas senegalesas a fotocópia dum mandado de captura", indicou o advogado.

Hissène Habré é acusado de vários milhares de assassinatos políticos e de torturas sistemáticas no Tchad durante os oito anos da sua presidência (de 1982 a 1990), de violações qualificadas de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra.

-0- PANA SIL/TBM/SOC/FK/TON 12jan2012