Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Militar líbia entrega relatório sobre assassinato do general Abdelfetah Younès

Tripoli, Líbia (PANA) – O Tribunal Militar da Líbia apresentou o seu relatório final sobre o assassinato do general Abdelfatah Younès, o chefe de Estado-Maior dos Thowars Revolucionários, assassinado a 28 de julho último, anunciou segunda-feira em Benghazi (nordeste) o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustapha Abdeljelil.

Antigo ministro da Segurança Pública do deposto regime de Muamar Kadafi, o general Younès fez mudou de campo a 22 de fevereiro último para integrar o CNT.

Falando em conferência de imprensa, Abdeljelil indicou que as conclusões deste relatório de mais de mil páginas serão minuciosamente examinadas por juízes.

O presidente do CNT apelou aos Líbios para a moderação a fim de recorrer à lei e ajudar a justiça a julgar equitativamente os acusados neste caso.

Abdeljelil afirmou que não existe nada « no dossié de inquérito que demonstra uma qualquer dúvida para com o general Younès », sublinhando que as informações disponíveis não o acusam em nada muito menos de traição.

A tribo dos Obeïdi, uma das mais importantes na Líbia, a que pertence o general Younès, reclamou por um inquérito sério para determinar as circunstâncias deste assassinato.

-0- PANA BY/AAS/IBA/FK/DD 29nov2011