Agência Panafricana de Notícias

Tribunais de Contas dos países da UEMOA reunidos em Niamey

Niamey, Níger (PANA) – O primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, sublinhou quarta-feira em Niamey a importância para os Estados membros da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) da questão do controlo e da gestão transparente e rigorosa dos recursos públicos neste período de grandes reformas económicas.

Segundo ele, esta questão toma uma dimensão estratégica para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio económico e social fixados pelos Estados., disse Brigi Rafini quando abria quarta--feira em Niamey os trabalhos desta 15ª reunião estatutária anual deste encontro.

"Um bom controlo e uma gestão transparente podem constituir fontes de receitas suplementares para os nossos Estados", indicou o chefe do Governo nigerino, instando os participantes a "fazer tudo a fim de reforçar as capacidades dos nossos sistemas de controlo e a qualidade dos controlos".

O encontro de Niamey reúne os presidentes dos Tribunais de Contas dos Estados membros e os conselheiros do Tribunal de Contas da UEMOA., para proceder à avaliação dos seus respetivos sistemas de controlo e dos resultados dos controlos efetuados durante o precedente exercício, constatou a PANA no local.

-0- PANA SA/JSG/CJB/DD 08maio2013