Agência Panafricana de Notícias

Três toneladas de marfim destruídas em França

Paris, França (PANA) – O ministro francês da Ecologia, Philippe Martin, procedeu à destruição por compressão dum stock de três toneladas de marfim apreendidas em França entre 1987 e 2007, concretizando o compromisso do Presidente francês, François Hollande, assumido em Paris durante a mesa redonda organizada a 5 de dezembro último à margem da cimeira para a paz e segurança em África.

« Esta destruição de três toneladas de marfim é um ato forte, uma mensagem de firmeza que nós enviamos a todos os que intervêm num tráfico que afeta a sobreviência do elefante de África. Ela dirige-se mais largamente aos que traficam o corno de rinocerontes, a carne de chimpanzés e a pele de leopardo », declarou quinta-feira o ministro francês da Ecologia.

O stock destruído representa um valor de cerca de um milhão de euros.

« Este gesto forte não continuará isolado. No futuro, todas as peças ilegalmente postas no mercado serão confiscadas e depois destruídas”, acrescentou Philippe Martin.

Em 2013, as 18 apreensões de marfim mais importantes realizadas no plano mundial representaram mais de 41,6 toneladas, ou seja vários milhares de elefantes caçados ilegalmente.

O Presidente francês, François Hollande, assumiu um compromisso firme durante a mesa redonda organizada a 5 de dezembro último à margem da cimeira para a paz e segurança em África, declarando ser « preciso destruir sistematicamente o marfim apreendido para enviar uma mensagem de firmeza e de autoridade inequívoca aos traficantes bem como aos compradores e demonstrar a solidariedade do Governo francês para com os países africanos ».

França é o primeiro país europeu a destruir os seus stocks desde a entrada em vigor em 1989 da moratória sobre o comércio do marfim.

Por outro lado, o ministro francês da Ecologia anunciou a multiplicação por 10 das multas incorrida em caso de infração simples (passagem de 1.550 mil para 150 mil euros) e por cinco em caso de tráfico em grupo organizado de marfim (passagem de 150 mil para 750 mil euros).

-0- PANA BM/TBM/IBA/FK/TON 07fev2014