Agência Panafricana de Notícias

Três toneladas de cânhamo indiano apreendidas no Mali

Bamako, Mali (PANA) - As autoridades malianas de luta contra o tráfico de droga anunciaram a apreensão de três toneladas de cânhamo indiano a bordo de um camião em Banankoroni, perto da capital, Bamako, proveniente do Gana, soube a PANA quarta-feira de fonte autorizada.

Segundo o diretor do Gabinete Central de Narcóticos (ECT), coronel-magistrado Adama Tounkara, os traficantes, que foram apreendidos sexta-feira passada, esconderam as drogas num camião especialmente equipado, sob a cobertura de carvão e lenha.

Trata-se da enésima apreensão de canábis proveniente do Gana, onde se cultiva e se embala os narcóticos nas cidades de Tema, Kumasi e Accra, cujos barões lidam com cúmplices em todos os países da sub-região que facilitam o tráfego com matrículas falsas, precisou a mesma fonte.

O Gabinete Central de Narcóticos, uma estrutura encarregada da luta contra o tráfico de drogas no Mali, já prendeu muitos supostos traficantes e queimou várias toneladas de drogas nas últimas semanas.

O Mali está a tornar-se, de ano para ano, num centro de tráfico de drogas na África Ocidental e com destino à Europa.

Além das regiões do norte, onde os traficantes fazem transitar os seus estoques de drogas, o produto também passa por várias localidades do sul.

-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 11abril2018