Agência Panafricana de Notícias

Três soldados líbios mortos e outros 27 feridos em novos confrontos em Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) – Três soldados das Forças Armadas Líbias morreram e outros 27 foram feridos, durante as últimas 72 horas, em novos confrontos com milícias islamitas em Benghazi, no leste do país, de acordo com fontes hospitalares.

Violentos confrontos opõem há meses unidades das Forças Armadas Líbias, apoiadas por jovens dos bairros, às milícias islamitas agrupadas no seio de uma coligação do Conselho da Choura dos Revolucionários em Benghazi, das quais Ansar Asharia, classificada organização terrorista.

As Forças Amadas Líbias, que retomaram a maioria dos bairros anexados em julho último pelas milícias islamitas, lançaram um assalto final para expulsar definitivamente estes grupos armados que controlam ainda algumas zonas.

Berço da revolução que destitutiu, em 2011, o regime do falecido dirigente líbio Muamar Kadafi, Benghazi registou uma alta de violência que fez 450 mortos desde outubro de 2014, enquanto os residentes continuam a sofrer penúrias de cuidados médicos, segundo as Nações Unidas.

Por outro lado, mais de 15 mil famílias, cerca de 90 mil pessoas, foram deslocadas, de acordo com as mesmas fontes.

-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 25fev2015