Agência Panafricana de Notícias

Três mortos em conflito intercomunitário no leste do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Pelo menos três pessoas, incluindo um ex-presidente de Câmara Municipal, foram mortas sexta-feira num conflito entre dois campos pelo controlo do poder tradicional, na aldeia de Zoaga, uma comuna no centro-leste do Burkina Faso, à fronteira com o Gana, soube sábado a PANA de fontes concordantes.

De acordo com uma fonte local, confrontos eclodiram, sexta-feira à tarde, entre dois campos naquela aldeia pelo controlo do poder local, um caso que remonta a 2013, na sequência da morte do chefe da aldeia.

"Os confrontos deixaram pelo menos três mortos, incluindo um ex-presidente de Câmara Municipal, concessões incendiadas e feridos", explicou um local à PANA, enquanto as autoridades de segurança locais ainda não comunicaram sobre o assunto.

A situação de segurança no Burkina Faso deteriorou-se acentuadamente, nos últimos anos, com o aumento do terrorismo e conflitos intercomunitários, em algumas localidades deste país da África Ocidental, que tem mais de 60 formações sociais que praticam várias religiões.

Os conflitos entre populações pelo controlo do poder tradicional são comuns em algumas localidades do país.

No início deste ano, cerca de 40 pessoas, sobretudo fulas, foram mortas pelas populações da etnia Mossi, num conflito intercomunitário que surgiu depois de um ataque terrorista na aldeia de Yirgou, na parte centro-norte.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 26jan2019