Agência Panafricana de Notícias

Três jornalistas libertados na Côte d'Ivoire após 14 dias de detenção

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Os três jornalistas do Le Nouveau courrier (diário ivoiriense) e um conselheiro em comunicação do procurador-geral da República foram libertados segunda-feira pela Justiça, mas deverão pagar uma multa de cinco milhões de francos CFA (nove mil 856 dólares americanos), constatou a PANA no local.
Os três jornalistas, processados por terem divulgado um relatório de inquérito confidencial sobre o escândalo do setor café-cacau, foram detidos, há duas semanas, e transferidos para a Cadeia de Correção de Abidjan, a capital económica do país.
Eles foram ilibados das acusações de roubo de documentos, mas foram submetidos à lei sobre a imprensa relativamente ao artigo atinente às penas pecuniárias e complementares.
Além da multa de cinco milhões de francos CFA, a Justiça pronunciou a suspensão do Le Nouveau Courrier para 15 dias e o pagamento dum franco simbólico a título de indemnização do presidente do Fundo de Desenvolvimento do Café-Cacau (FDPCC), Henri Amouzou, que é a parte queixosa.