Agência Panafricana de Notícias

Três campos petrolíferos encerrados na Líbia por razões de segurança

Tripoli, Líbia (PANA) – Os campos petrolíferos de Tibesti, Beidha 47 e al-Sameh, pertencentes respetivamente às empresas al-Haroui, Arabian Gulf Oil e al-Wahat, no sul da Líbia, foram evacuados sábado último por razões de segurança, anunciaram domingo à noite fontes locais.

A evacuação seguiu-se a informações de que o grupo extremista Daech (Estado Islâmico) estava a concentrar tropas perto do campo petrolífero de al-Mabrouk, também no sul da Líbia, para visar os campos vizinhos.

A operação de evacuação foi ordenada pelo chefe da Brigada de Combate de Mrada após um primeiro ataque que matou duas pessoas, seguido de outros confrontos armados contra o Daech na zona de Karat Jahemen, a 50 quilómetros oeste da municipalidade de Mrada, durante os quais três outras pessoas morreram e várias outras ficaram feridas.

De acordo com o controlador do campo Tibesti, Makzoum Ahmed al-Ahouel, o comandante da Brigada de Mrada, Fathallah al-Obedi, pediu-lhe para evacuar os campos "por razões de segurança e na ausência de apoio logístico do leste e do oeste do país".

Por outro lado, disse, o comandante da Brigada sugeriu que a melhor solução era reduzir o número de trabalhadores no quadro duma operação de evacuação, para que, em caso de ataque, não houvesse vítimas humanas.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 11abril2016