Agência Panafricana de Notícias

Três ativistas em liberdade provisória no Togo

Lomé, Togo (PANA) – Três responsáveis do movimento ativista « Salvemos o Togo », detidos na Gendarmaria de Lomé desde sábado, obtiveram, domingo à noite, a liberdade provisória e devem apresentar-se em tribunal quarta-feira, soube a PANA de fontes seguras.

Um processo judicial foi aberto sábado contra o coordenador do coletivo "Salvemos o Togo", Ata Zeus Messan Ajavon, professor de Direito duma universidade, e dois membros da mesa, Jil-Benoît Afangbedji, advogado, e Raphaël Kpandza-Adjaré, presidente da Liga Togolesa dos Direitos Humanos (LTDH), na sequência duma marcha seguida de concentração, organizada a 12,13 e 14 de junho em Lomé.

Estas manifestações, que tinham como objetivo obter a revogação das recentes reformas das leis relativas às eleições legislativas e locais previstas para o último trimestre deste ano, fizeram diversos feridos entre os civis e as forças de segurança.

Domingo, durante uma conferência de imprensa organizada em Lomé, o movimento apelou à população a sair em massa diante da Gendarmaria para reclamar a libertação dos três responsáveis.

Outras manifestações estavam previstas terça-feira antes da libertação dos responsáveis à noite, o que instala uma certa acalmia na capital togolesa enquanto se espera pelo desenvolvimento da situação no plano judiciário.

-0- PANA FAA/SSB/CJB/TON 18jun2012