Agência Panafricana de Notícias

Três Cabo-verdianos infetados pelo Covid-19 na Espanha

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - Três Cabo-verdianos, que vivem perto de Alicante, no sul da Espanha, foram infetados pelo coronavírus (Covid-19), sendo que dois estão ainda internados e um já teve alta hospitalar, revelou quinta-feira o embaixador de Cabo Verde naquele pais europeu, Manuel Ney Cardoso.

Em declaração  à Rádio de Cabo Verde (RCV), o diplomata revelou também que, em Madrid, a capital espanhola, outros compatriotas  eram suspeitos de estar infetados mas que tudo terminou bem.

“Soubemos ontem que houve dois casos suspeitos num bairro de Madrid, mas foram feitos testes e deram resultados negativos”, completou Ney Cardoso.

O embaixador aproveitou para apelar à comunidade cabo-verdiana na Espanha para se manter em casa e que sigam rigorosamente as indicações dadas pelas autoridades espanholas que decretaram o “estado de emergência” em 14 de março último com medidas muito rígidas de movimentação da população.

A Espanha, onde residem mais de seis mil pessoas, é um dos países mais afetados pelo  coronavírus, tendo, até quarta-feira última, assinalado 102 mil 136 infeções pelo Covid-19 e nove mil 53 óbitos.

Em toda a Europa, onde foram registados mais de 500 mil casos de infeção, as autoridades cabo-verdianas já registaram a morte de três compatriotas, sendo dois em França e um em Portugal.

Há ainda mais dois casos notados em Portugal e quatro na Itália, indicou o diplomata.

No arquipelago cabo-verdiano, de acordo com um ultimo balanço, foram assinalados, até ao momento, seis casos de Covid-19, dos quais  uma morte.

Há mais de quatro dias, não surge nenhum caso positivo de coronavírus, mas existem vários exames em curso ligados a casos suspeitos no país, refere-se.

-0- PANA CS/DD 02abril2020