Agência Panafricana de Notícias

Tráfego aéreo retoma em aeroporto de Maitigua, em Tripoli

Trípoli, Líbia (PANA) – O tráfego aéreo retomou nesta segunda-feira no aeroporto de Maitigua, nos arredores do leste de Trípoli, após o fim das obras de reabilitação da pista de aterragem, anunciou a direção da infraestrutura aeroportuária.

Transportadores aéreos retomam as suas atividades hoje (nesta segunda-feira), depois de trabalhos de limpeza de destroços e de fragmentos dum míssil, atribuído a um dos aviões de caça do autoproclamado Exército Nacional Líbio, que visou domingo último à noite ao aeroporto de Maitigua, durante um raide aéreo, precisou a direção do aeroporto num breve comunicado.

Aviões de caça do Exército líbio, liderado pelo marechal Khalifa Haftar, visaram e destruíram um avião drone turco, de tipo “Perkdar”, numa pista militar do aeroporto de Maitigua, anunciou domingo a Divisão de Informação Militar, afeto ao Exército Nacional líbio.

Único aeroporto que cobre a capital líbia, após a destruição, em 2014, do aeroporto principal da mesma cidade, o aeroporto de Maitigua já foi encerrado várias vezes desde o lançamento, em abril último, da operação militar por tropas do marechal Haftar contra Tripoli, sede do Governo de União Nacional, reconhecido pela comunidade internacional.

Este novo raide surge num contexto da escalada de tensão entre a Turquia e o Exército Nacional líbio, após a ordem dada pelo marechal  Haftar de visar navios, a empresa e cidadãos turcos presentes no território líbio e suspender todos os voos entre a Líbia e a Turquia.

As autoridades turcas, que anunciaram a detenção de seis dos seus cidadãos, no leste da Líbia, controlado por Haftar, prometeu represálias, reclamando pela libertação imediata dos seus compatriotas.

O Exército Nacional líbio acusa a Turquia de apoiar o Governo de União Nacional e de o ter ajudado a retomar, quarta-feira última, o controlo da cidade de Ghariana, a 80 quilómetros a sudoeste de Tripoli, que albergava a sala de operação que supervisiona a ofensiva militar contra a metrópole e assegurava o abastecimento das suas tropas numa linha da frente perto desta.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 1julho2019