Agência Panafricana de Notícias

Trabalhadores da companhia aérea cabo-verdiana sem salários há três meses, diz sindicato

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Sindicato de Indústrias, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) denunciou, esta terça-feira, o atraso no pagamento de três meses de salário aos trabalhadores da Cabo Verde Airlines (CVA), apurou a PANA de fonte segura.

Em conferência de imprensa, o secretário permanente do SITHUR, Carlos Lopes,  acusou o Governo e a administração da transportadora de terem abandonado os funcionários da empresa à sua sorte, 

Disse que nem a administração, nem os acionistas,  muito menos o Governo se preocupam com “a insustentável situação" que atravessam os trabalhadores da CVA.

“A administração da empresa tem vindo a apresentar todo o tipo de desculpas para tentar justificar o não pagamento dos salários que é da sua responsabilidade. Há três meses que a TACV/Cabo Verde Arlines não paga os salários aos trabalhadores, e não dá nenhuma satisfação aos mesmos”, indignou-se Eusou, um sindicalista.

A seu ver, existe uma desresponsabilização total do Governo, dos acionistas e da administração da empresa em relação a essa situação que se arrasta há já demasiado tempo.

O sindicato exige o pagamento imediato dos salários em atraso, e o cumprimento do estabelecido no Código Laboral, ou seja, o pagamento do ordenado em cada fim do mês.

O secretário permanente do SITHUR explicou que os trabalhadores que se encontram em regime de lay-off têm vindo a sobreviver, ultimamente, apenas com os 35 por cento do salário pagos, com atrasos, pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

“Ora, sabendo que essa 2.ª fase do lay-off termina já amanhã (30 de setembro). Perguntamos com que esses trabalhadores irão viver depois. Os trabalhadores não suportam mais esta situação”, desabafou.

Carlos Lopes afirma que os trabalhadores têm vindo a enfrentar uma situação “extremamente dolorosa” para satisfazerem as suas necessidades básicas com as respetivas famílias, em termos de educação dos filhos, e darem respostas a compromissos com terceiros.

-0- PANA CS/DD 29set2020