Agência Panafricana de Notícias

Togo propõe declaração sobre migração na cimeira da UA sobre segurança marítima

Lomé, Togo (PANA) - O Togo vai propor uma Declaração de Lomé aos chefes de Estado africanos sobre a migração em África, durante a próxima cimeira da União Africana prevista para novembro próximo, sobre a segurança marítima e o desenvolvimento da economia marítima, indicou o chefe da diplomacia togolesa, Robert Dussey.

Dussey falava durante uma conferência de imprensa conjunta sobre os desafios da migração", quinta-feira à tarde, com o chefe da delegação da União Europeia (UE), Nicolas Berlanga Martinez, constatou a PANA no local.

Segundo ele, o Togo e demais países africanos estão preocupados pela questão da migração de jovens africanos para a Europa com o seu lote de mortos no Mediterrâneo.

Por isso, disse, o seu país vai aproveitar a cimeira de 2 a 7 de novembro sobre a segurança marítima e desenvolvimento da economia marítima em África para convencer os chefes de Estado do continente a ter uma posição e elaborar propostas de soluções.

Lembrou que os países africanos estarão em Valette (Malta), de 11 a 12 de novembro de 2015, numa cimeira da UE sobre a questão da migração e África que deve dar uma resposta comum para ajudar a identificar ideias inovadores sobre as questões migratórias.

Esta conferência visa sensibilizar a imprensa e a sociedade civil sobre a segurança marítima e os problemas da migração que se colocam com acuidade no continente e da qual o Togo vai acolher os trabalhos em novembro próximo, em Lomé.

-0- PANA FAA/IS/SOC/MAR/IZ 28ago2015