Agência Panafricana de Notícias

Togo prepara-se contra terrorismo

Lomé, Togo (PANA) – As forças armadas e de segurança do Togo organizaram, no fim de semana passado na zona portuária, um exercício de simulação de resposta contra o terrorismo na presença do Presidente Faure Essozimna Gnassingbé, constatou a PANA.

Durante o exercício, três pessoas mascaradas fizeram reféns clientes dum hotel localizado perto do mar, próximo do porto de Lomé, e as forças de segurança conseguiram libertar as vítimas e neutralizar os assaltantes.

Segundo o coronel Kodjo Kegnon, comandante da primeira zona militar do Togo, este exercício é organizado para "testar o nível operacional e de reatividade" das forças armadas e de segurança do Togo face aos novos desafios de segurança na sub-região.

Ele sublinhou que o exercício consiste em preparar os efetivos na gestão de crises, coordenação das unidades encarregues das suas questões, bem como a sua colaboração com as populações em caso de atos de terrorismo.

A 18 de fevereiro passado, um primeiro exercício similar ocorreu no Radisson Blu Hotel no centro da cidade capital togolesa, Lomé, para testar as forças de segurança em caso de ataque num meio urbano.

Com o ataque terrorista em Grand Bassam, na Côte d´Ivoire, a 13 de março último, o Togo quer tomar disposições de segurança eficazes, sobretudo que a 15 de outubro próximo o país acolhe a Cimeira sobre Segurança Marítima, em colaboração com a União Africana.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/TON 21março2016