Agência Panafricana de Notícias

Togo homenageia cinco capacetes azuis seus mortos no Mali

Lomé, Togo (PANA) – O Togo prestou homenagem sexta-feira a cinco capacetes azuis seus mortos em maio passado no Mali, em cerimónia presidida pelo chefe de Estado, Faure Ezzozimna Gnassingbé, constatou a PANA.

"Tenho orgulho de vocês, orgulho da imagem que deram ao nosso caro país", afirmou Faure Gnassingbé, elogiando os méritos destes soldados tombados a 29 de maio deste ano numa emboscada entre as cidades de Tenekou e Sévaré, na região de Mopti.

O chefe de Estado togolês elevou a título póstumo os cinco soldados ao grau de Cavaleiro da Ordem do Mono, uma das distinções honoríficas do país.

Diante dos cinco féretros cobertos com as cores nacionais, o Presidente togolês garantiu que, apesar deste drama, "estamos dispostos a enfrentar os desafios por todos os lados onde os acordos nos ligam", reafirmando assim a determinação do seu país a pôr à disposição da ONU capacetes azuis para as suas missões.

Vários membros do corpo diplomático e oficiais da Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) assistiram a esta homenagem aos cinco capacetes azuis.

O Togo contribui enormemente para as missões de paz da ONU com soldados em Darfur, na Côte d´Ivoire e no Mali, onde conta um contingente de mil e 77 elementos desdobrados pela MINUSMA.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 11julho2016