Agência Panafricana de Notícias

Togo com 22.705 refugiados e requerentes de asilo

Lomé, Togo (PANA) – O Togo regista um total de 22 mil e 705 refugiados e requerentes de asilo provenientes de 14 países diferentes, soube a PANA quarta-feira em Lomé, no quadro das celebrações do Dia Internacional dos Refugiados.

Segundo fontes oficiais, dos 22 mil e 705 refugiados e requerentes de asilo, três mil e 403 são urbanos e 752 requerentes de asilo residentes na cidade capital, Lomé, e seus arredores.

Em contrapartida, 18 mil e 464 destes refugiados vivem nos distritos rurais, particularmente no norte do país. Trata-se de refugiados ganenses fugidos de conflitos étnicos, repartidos pelas prefeituras de Sotouboua, Dankpen e Tandjouare, no norte do Togo, onde partilham as mesmas realidades culturais e linguísticas com os seus homólogos do Gana.

Na capital togolesa, os Ivoirienses fugidos dos conflitos pós-eleitorais de 2011 e os Rwandeses fugidos do genocídio de 1994 constituem a maioria.

O Togo é tido como uma terra hospitaleira que acolhe várias nacionalidades por razões diversas. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e estruturas nacionais de ajuda apoiam o Governo nas suas ações para apoiar os refugiados.

-0- PANA FAA/IS/MAR/IZ 30junho2016