Agência Panafricana de Notícias

Togo apoia candidatura da Queniana Amina Mohamed à presidência da Comissão da UA

Lomé, Togo (PANA) - O Togo apoia a candidatura de Amina Mohamed, atual ministra queniana dos Negócios Estrangeiros, na liderança da Comissão da União Africana (CUA) para substituir a Sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma, cujo mandato terminou, soube a PANA de fontes oficiais esta sexta-feira em Lomé.

Durante a sua visita de 11 a 13 de dezembro corrente no Quénia, o chefe de Estado togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, num encontro com o seu homólogo queniano, Uhuru Kenyata, reiterou a sua escolha.

"O Togo fará o máximo para a apoiar a candidatura do Quénia à presidência da Comissão da UA. Se for eleita (Amina Mohamed) estou convencido de que será boa para África", indicou o Presidente togolês, relatado pelos seus serviços de comunicação.

Seis candidatos disputam a presidência da CUA para substituir Nkosazana Dlamini Zuma cujo mandato finda em finais de janeiro próximo.

Trata-se de Pelonomi Venson-Moitoi (Botswana), Agapito Mba Mokuy (Guiné-Equatorial), Abdoulaye Bathily (Senegal), Fowsiyo Yusuf Haji Adan (Somália), Amina Mohammed (Quénia) e Moussa Faki Mahamat (Tchad).

-0-PANA FAA/BEH/SOC/MAR 17dez2016