Agência Panafricana de Notícias

Togo abraça televisão digital terrestre

Lomé, Togo (PANA) – A Televisão Digital Terrestre (TNT), chamada a substituir a analógica, vai brevemente tornar-se numa realidade no Togo, na sequência da recente votação, no Parlamento, do projeto de lei sobre as comunicações audiovisuais,  constatou a PANA em Lomé.

A lei votada sexta-feira pelos deputados "vai permitir enquadrar a instalação da TNT e reunir um clima propício e economicamente viável, para os produtores e os difusores”.

Segundo o ministro togolês da Comunicação, Katari Foli-Bazi, esta votação “representa  um compromisso forte do Governo e dos deputados” para crar um novo setor de forte valor acrescentado, aumentar e melhorar a cobertura TNT.

Com esta votação, indicam fontes governamentais, a TNT estará brevemente operacional, sem no entanto, precisar o período de lançamento.

O novo texto prevê, além disso, dois órgãos públicos, nomeadamente “O Serviço de Radioteledifusão do Togo (ORTVT),  incumbido da produção dos programas, e a Empresa de Teledifusão do Togo (TDT) que terá por missão a difusão do sinal”.

A Televisão Nacional Togolesa (TVT) bem como os canais de televisão privada difundem por analogia, enquanto se aguarda pelo quadro legislativo que acaba de ser criado pelos deputados.

-0- PANA FAA/BEH/FK/IZ 28out2019