Agência Panafricana de Notícias

Timor-Leste prepara apoio às presidenciais santomenses

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Vice-ministro da Administração Estatal de Timor-Leste, Tomás do Rosário Cabral, encontra-se em São Tomé e Príncipe para avaliar o apoio a ser concedido ao arquipélago para permitir à Comissão Eleitoral Nacional (CEN) organizar as eleições presidenciais de 2016, soube-se de fonte oficial esta sexta-feira.

Em declarações à imprensa no aeroporto internacional de São Tomé, Tomás Cabral precisou que a sua delegação vai inteirar-se das realidades técnicas e logísticas e humanas da CEN para propor ao Governo timorense o apoio para aquisição de uma base de dados, novos cartões eleitorais, bem como novos kits para o recenseamento eleitoral.

O governante timorense disse que não podia ainda fazer projeções da ajuda a ser dada por Timor-Leste, tendo em conta que o Orçamento Geral do Estado daquele país lusófono, situado no continente asiático, encontra-se praticamente "no meio do ano".

Tomás Cabral que se faz acompanhar de responsáveis da Comissão Eleitoral Nacional do seu país, entre outros, disse que a sua visita surge a convite do primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, e do presidente da CEN.

As eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe estão previstas para meados de 2016.

-0- PANA RMG/IZ 14ago2015