Agência Panafricana de Notícias

Terroristas usam fertilizantes agrícolas para fazer explosivos no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os fertilizantes distribuídos pelo Ministério da Agricultura, no Burkina Faso, caíram nas mãos de presumíveis terroristas que os têm utilizado para fabricar explosivos, revelou o presidente do Parlamento, Alassane Bala Sankandé.

O líder parlamentar indicou que 13 ministros serão em breve ouvidos sobre a situação de segurança do país.

Um total de 118 pessoas, incluindo 48 elementos das forças de defesa e segurança e 70 civis, foram mortos em ataques terroristas no Burkina Faso, desde 2015, segundo fonte oficial.

Sankandé precisou que os ministros visados serão ouvidos para dar "todos os detalhes" do impacto dos ataques nos seus ministérios, e sobre o que eles estão a fazer atualmente ou pensam fazer "para que possamos juntos elaborar uma síntese e fazer propostas ao Governo".

"O ministro da Agricultura, por exemplo, será ouvido pelo plenário porque soubemos que as pessoas usam fertilizantes oferecidos pelo dito ministério para fazer explosivos", precisou.

O Burkina Faso enfrenta o aumento do terrorismo no seu território há quase três anos.

O Exército burkinabe declarou, na segunda-feira, ter realizado ataques aéreos no leste do país, destruindo bases terroristas nesta parte do Burkina Faso que sofre ataques terroristas há várias semanas.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 18set2018