Agência Panafricana de Notícias

Terroristas da Boko Haram desalojados do nordeste da Nigéria, diz Exército

Abuja, Nigéria (PANA) - O Exército nigeriano declarou sábado que as suas tropas desalojaram presumíveis terroristas da seita islâmica Boko Haram dos seus esconderijos na zona do governo local de Gamboru Ngala, no Estado de Borno, no nordeste do país.

Numa nota postada na sua conta Twitter, o Exército nigeriano diz que, a 29 de novembro último, as suas tropas lançaram uma dupla ofensiva contra os insurgentes da Boko Haram que foram "desalojados com sucesso" do seu esconderijo na região.

Os insurgentes que se preparavam para um ataque ficaram em debandada, quando viram as forças governamentais aproximarem-se, deixando para trás as suas munições, alimentos e outros itens de consumo, refere a nota.

O documento indica que, em conformidade com as instruções do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general de divisão Tukur Buratai, os comandantes da Operação Lafiya Dole lançaram "um ataque massivo e uma missão ofensiva contra os locais suspeitos, os esconderijos e os enclaves dos terroristas da Boko Haram".

A operação contou com a intervenção das tropas do 3º Batalhão da 22ª Brigada que garantiram uma missão exploratória.

As tropas também recuperaram uma carga de foguete propulsado, um visor telescópico antiaéreo, uma tampa superior antiaérea, uma haste de liberação, uma carrinha Hilux GT, duas motos, uma bandeira, dois cobertores, uma esteira de oração, uma rede mosquiteira e 10 câmaras de ar de moto, entre outros itens apreendidos.

-0- PANA MON/AR/MTA/DIM/IZ 01dez2018