Agência Panafricana de Notícias

Terroristas ameaçam existência das nações, diz governante egípcio

Cartum, Sudão (PANA) - O ministro egípcio de Assuntos Religiosos, atualmente em visita ao Sudão, advertiu que os terroristas religiosos não são apenas uma ameaça à segurança dos países, mas também "à própria existência desses países" .

Muhammad Mukhtar Guma'a declarou à rádio estatal sudanesa Omdurman, sexta-feira, que os grupos extremistas religiosos são tão somente “simples mercenários" não filiados aos nobres princípios da religião ou aos valores das suas nações.

Ele alertou que os países muçulmanos devem aprender as lições da Líbia, da Síria, do Iraque, do Afeganistão e da Somália.

Guma'a acusou pessoas anônimas da criação desses grupos terroristas para realizar o seu programa político, enfraquecer e minar as nações árabes.

Ele declarou que "esses terroristas já tinham visado a estabilidade dos países, mas agora eles têm como alvo a própria existência desses países."

Guma declarou que esses grupos procuraram dividir os países muçulmanos e árabes em pequenas entidades fragmentadas que não apoiam Israel e ao mesmo tempo abrir o caminho para o controlo dos recursos petrolíferos na maioria dos países árabes e muçulmanos.

-0- PANA MO/MA/MTA/TBM/DIM/IZ 10maio2015