Agência Panafricana de Notícias

Terrorista evade-se da Prisão Central de Bamako

Bamako, Mali (PANA) - Mohamed Ag Walhouseini, um perigoso terrorista ligado à Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e ao Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA), e 30 outros reclusos evadiram-se segunda-feira à tarde da Prisão Central de Bamako, soube a PANA de fonte oficial.

Esta operação teria sido liderada por Mohamed Ag Walhouseini, tuaregue desertor da Guarda Nacional, que durante a sua fuga matou com um tiro na cabeça o chefe dos guardas penitenciários, o sub-oficial Kola Sofara, e feriu um outro.

Depois deste incidente, nove prisioneiros evadidos foram capturados, incluindo três antigos militar, dos quais cinco estavam num estado crítico depois da linchagem pela população.

As forças armadas e de segurança continuam a procurar os outros presos evadidos, enquanto o diretor da prisão foi detido pela Gendarmaria Nacional.

Mohamed Ag Walhousseini planificou e fez reféns, a 24 de novembro de 2011, os Franceses Serge Lazarevic e Phillipe Verdon à Hombori, na região de Mopti (no leste do Mali).

Há alguns meses, a força francesa Serval encontrou o corpo sem vida de Phillipe Verdon no norte do Mali.

O terrorista tuaregue foi preso no norte do Mali a 11 de dezembro de 2011 com uma importante quantidade de dinheiro e materiais de guerra por uma unidade especial da Segurança de Estado dirigida pelo comandante Mamadou Lamine Konaré, filho do antigo Presidente Alpha Oumar Konaré.

Ele foi depois transferido para a capital maliana para ouvido pela Segurança de Estado antes de ser transportado para a Cadeia de Bamako, no bairro de Bamako-Coura (comuna III do distrito de Bamako), onde estava até a sua evasão segunda-feira.

-0-PANA GT/BEH/MAR/TON 17junho2014