Agência Panafricana de Notícias

Terrorista belga detido no Sudão

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Um suposto jihadista belga que viajava com destino à Líbia foi detido no Sudão, noticiou a imprensa belga esta quinta-feira citando o Órgão de Coordenação para a Análise da Ameaça Terrorista (OCAM), um órgão do Estado belga que avalia o nível em matéria de terrorismo e de extremismo com base em informações fornecidas pela segurança do Estado e pelas Polícias locais e federais.

O OCAM permitiu a descoberta duma rede jihadista no distrito de Molenbeek, em Bruxelas. Depois do relatório do OCAM, o nível de alerta foi elevado de três para o quatro, causando o desdobramento do Exército e de veículos militares nas ruas da capital belga e em outros locais estratégicos na Bélgica.

Segundo um responsável do OCAM, é a primeira vez que um belga decidiu deslocar-se para a Líbia com vista a combater nas fileiras da Daech.

De 24 anos de idade, o candidato jihadista belga arrisca ser colocado na prisão no seu regresso à Bélgica, em virtude duma lei adotada depois dos atentados de 13 de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos e perpetrados por terroristas que operam a partir da Bélgica.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 11fevereiro2016