Agência Panafricana de Notícias

Terceira fábrica de farinha pronta para funcionar no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- Uma terceira unidade de produção de farinha entrará em funcionamento em Agosto próximo para produzir, num primeiro tempo, 260 toneladas de farinha de trigo, milho e milhete por dia, soube a PANA junto do ministério maliano da Indústria, Investimentos e Comércio.
As obras de construção desta unidade fabril custaram cinco biliões 700 milhões de FCFA (cerca de 11 nilhões de dólares americanos), dos quais um bilião 100 milhões de FCFA (mais de dois milhões de dólares americanos) tirados dos seus próprios cofres, de acordo com a fonte.
O resto do financiamento foi disponibilizado pelo Banco de África (BOA), pelo Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC), pelo Ecobank e pelo Banco Nacional para o Desenvolvimento Agrícola (BNDA).
A unidade, cujo capital é detido por privados malianos agrupados no seio do grupo Hould Investissement, vai ter uma centena de empregados na perspectiva de duplicar a sua produção nos próximos três anos e transformar os derivados da farinha noutros produtos, tais como dentrifícios.
O Hould Investissement, que opera nos sectores agro-alimentar, hoteleiro e do gás, compete assim com as Grandes Moagens do Mali, o Grupo Achcar e as Moagens do Mali, bem como a Sociedade Grande Distribuidora de Cereais no Mali (SDGM).