Agência Panafricana de Notícias

Tempestade tropical aproxima-se de Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A tempestade tropical "Julia" está a aproximar-se das ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava, no sul de Cabo Verde, alertou segunda-feira o Centro Nacional de Ciclones dos Estados Unidos (NHC).
A instituição, sediada em Maimi, indicou que segunda-feira de madrugada a tempestade tropical estava a cerca de 60 milhas (100 quilómetros) a sudeste das ilhas mais a sul do arquipélago.
Com ventos máximos de 65 quilómetros por hora, a tempestade estava a mover-se para noroeste, a 19 quilómetros por hora, e poderá fortalecer-se e tornar-se num furacão.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde (INMG) alertou, no fim-de-semana, que mais um ciclone tropical está a formar-se nas proximidades de Cabo Verde, estando a provocar chuvas e ventos fortes, sobretudo nas ilhas mais a sul do arquipélago.
Um meteorologista do INMG explicou que o ciclone tropical que está a formar-se a sul de Cabo Verde é um fenómeno atmosférico "normal e frequente" nesta época do ano.
Por seu lado, o Serviço Nacional de Proteção Civil de Cabo Verde (SNPC) anunciou que está a acompanhar a evolução da situação, garantindo que está preparado para intervir em caso de necessidade.
Entretanto, o SNPC aconselhou os pescadores a evitar deslocar- se ao mar.