Agência Panafricana de Notícias

Tempestade tropical afasta-se do arquipélago de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – As últimas informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) indicam que a tempestade tropical batizada de “Grace”, que está a mais de 460 quilómetros de Cabo Verde, já não representa nenhum perigo para o arquipélago.

As previsões meteorológicas para esta segunda-feira apontam apenas para a ocorrência de chuva fraca ou chuviscos dispersos nas zonas montanhosas mais a sul do arquipélago.

De acordo com os mesmos dados, a tempestade não terá nenhum efeito nas ilhas e deve diminuir de intensidade e perder forças já nesta segunda-feira.

Ameaça desta nova tempestade que, desde sábado, pairava sobre Cabo Verde, surgiu poucos dias depois de o arquipélago ter sido afetado pelo furacão Fred que atingiu com maior intensidade as ilhas mais a norte, com destaque para Sal, Boa Vista, São Nicolau e uma parte de Santo Antão.

Os fortes ventos e ondulações registados durante a passagem do furacão causaram avultados prejuízos nas ilhas mais atingidas pelo fenómeno atmosférico, mas não foram registadas vitimas mortais.

A formação de tempestades tropicais no Oceano Atlântico é algo habitual por esta altura do ano mas muito dificilmente os seus efeitos se fazem sentir no arquipélago.

O “Fred” é o segundo furacão que atravessa as ilhas de Cabo Verde, tendo o outro acontecido em 1892, quando os registos ainda eram escassos.

Já em 1998, o furacão Jeanne passou 160 quilómetros ao largo das ilhas do sul, sem causar vítimas.

Segundo o site Weather Underground, nos tempos mais recentes só se verificaram duas tempestades tropicais com vítimas mortais, designadamente, a tempestade Beryl, em agosto de 1982, com três mortos e 122 feridos, e a pior de que há registo, a tempestade Fran, em setembro de 1984, com mais de duas dezenas de vítimas mortais.

-0- PANA CS/IZ 07set2017