Agência Panafricana de Notícias

Tempestade mata 15 pessoas em Lagos

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma tempestade excecional matou 15 pessoas e feriu quatro outras na capital económica nigeriana, Lagos, onde arrancou tetos de edifícios e derrubou postes elétricos e de cabos telefónicos, soube a PANA terça-feira.

Segundo o jornal privado "Vanguard", entre as vítimas desta intempérie ocorrida segunda-feira figuram 10 alunos que morreram afogados num subúrbio de Lagos, quando o barco que os transportava para a escola se afundou devido à forte intensidade do vento.

Dois outros alunos morreram igualmente na sequência do desabamento da sua escola; um docente foi morto pela queda de um poste de cabo telefónico que se abateu sobre ele, enquanto duas outras pessoas morreram esmagadas na queda de uma árvore.

A estação das chuvas na Nigéria vai iniciar-se dentro de algumas semanas, pelo que esta tempestade surpreendeu muitos habitantes de Lagos.

Enquanto o ceú obscurecia, os ventos sopravam a cerca de 120 quilómetros/hora, forçando os citadinos a correr à procura de abrigo.

Segundo o governador do Estado de Lagos, a identidade e o número total das vítimas está por estabelecer, enquanto um campo de socorros foi aberto em Ikorodu, num subúrbio de Lagos, para acolher as centenas de pessoas deslocadas pela tempestade.

O diretor-geral da Agência de Gestão das Situações de Emergência de Lagos, Femi Oke-Osanyintolu, assegurou que o Governo controlava a situação.

A Agência meteorológica admitira antes a possibilidade de uma tempestade com a mudança de estação.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 14fev2012