Agência Panafricana de Notícias

Tchad encerra Embaixada do Qatar e intima diplomatas a deixar país em 10 dias

N’Djamena, Tchad (PANA) – O Tchad decidiu encerrar a Embaixada do Qatar em N’Djamena antes de intimar, esta quarta-feira, os diplomatas qatariotas a deixar o país dentro de 10 dias.

A nação centroafricana acusou o Qatar de tentativa de desestabilização do seu país a partir do seu vizinho líbio do norte.

« Com o objetivo de salvaguardar a paz e a segurança na região, o Tchad lança um apelo ao Qatar para cessar todas as ações que poderão minar a sua estabilidade e a dos outros países da Bacia do Lago Tchad e do Sahel », declarou o Ministério tchadiano dos Negócios Estrangeiros, segundo as fontes da cadeia de televisão pública tchadiana.

O Tchad não é o primeiro país africano a suspender as suas relações diplomáticas com o Qatar na sequência do seu conflito com os outros países do Golfo.

A Mauritânia e o Senegal convocaram os seus embaixadores no Qatar, em junho último.

A sua reação seguiu-se à da Árabia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos, do Barém, do Iémen e do Egito que foram os primeiros a suspender as suas relações diplomáticas e comerciais com o Qatar, acusado de apoiar os extremistas islâmicos, uma acusação refutada categoricamente por Doha.

Mas o Senegal anunciou, esta semana, ter reinstalado o seu embaixador no Qatar para encorajar uma resolução pacífica deste conflito.

-0- PANA VAO/BAD/IS/FK/IZ 23ago20170