Agência Panafricana de Notícias

Tchad acolhe 40 mil refugiados centro-africanos

N'Djamena- Tchad (PANA) -- O Tchad acolhe cerca de 40 mil refugiados da República Centro-Africana (RCA) no sul do país, declarou terça-feira em N'Djamena o ministro tchadiano dos Direitos Humanos e Promoção das Liberdades, Abderamane Djasnabaille.
Numa declaração à imprensa, o ministro tchadiano assinalou que, na sequência do conflito de Darfur, no oeste do Sudão, o Tchad enfrentou o fluxo de mais de 120 mil refugiados e teve de criar uma comissão de acolhimento dos refugiados, encarregue de lhes dar protecção e assistência humanitária.
"O nosso país tem uma longa e tumultuosa história de guerras e violências que não permitiram a eclosão em pleno tempo de uma cultura dos direitos humanos, mas esta última caminha desde o advento da democracia", indicou Djasnabaille, lamentando as agressões de que o país é vítima e que minam todos os esforços do Governo em matéria dos direitos humanos.
Ele apelou à comunidade internacional a acompanhar o Governo tchadiano nos seus esforços para implementar as garantias dos direitos humanos.
O ministro afirmou que a liberdade de expressão e de opinião se tornou uma realidade desde o advento da democracia em 1990 e que isto se nota através da existência de mais de três mil associações de defesa dos direitos humanos.